Cada Comunidade Uma Nova Vocação

Ação Evangelizadora Cada Comunidade uma Nova Vocação é uma inspiração de Deus. Ela abrange 51 dioceses da Igreja Católica, milhares de comunidades para rezar pelas vocações e partilhar pelas redes sociais testemunhos de quem vive com alegria a sua vocação. Entre as Igrejas particulares que participam da ação estão as dioceses do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Há escassez de vocações atualmente na Igreja? A solução para esta realidade está no Evangelho: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). Assim, acreditando no Evangelho, como Igreja unida, como um único corpo, nós iremos pedir ao Senhor da Messe, com entusiasmo e fé, uma nova vocação para cada comunidade. A sua comunidade já ofereceu vocações para a Igreja? Agora é a hora!

As vocações para o sacerdócio, a vida consagrada, a família, a missão… todas têm sua origem em Deus, mas também são frutos da comunidade que reza. O Papa Francisco acredita nisso: “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos são convencidos disso”. O Documento de Aparecida (n. 314) afirma que “as vocações são dom de Deus e, por isso, em cada diocese, não devem faltar orações especiais ao Dono da messe”.

Assim, propomos que, possivelmente, todos os encontros da Igreja, todas as reuniões de Pastorais, Movimentos Eclesiais, Organismos e Serviços, grupos de reflexão, assim como todas as celebrações comecem ou terminem com uma dezena do rosário, conscientemente, pelas vocações. Antes da celebração da Palavra ou da Santa Missa, onde for possível, rezem-se as cinco dezenas.

É algo ousado? Sim! Esta forma intensa de oração manifesta a nosso ardor e o desejo de colocar em prática, com coragem, uma frase do Evangelho.

Objetivo geral
Suscitar uma cultura vocacional em toda a Igreja para despertar as mais variadas vocações: esse é o objetivo geral da Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação.

Objetivos específicos:
Rezar pelas vocações em todos os espaços e momentos da vida eclesial;
Desafiar as comunidades a despertar um de seus membros para uma vocação de consagração;
Dar sustentação espiritual aos que responderam ao chamado de Deus;
Publicar nos meios de comunicação testemunhos, músicas, filmes vocacionais;
Viver a experiência da unidade eclesial na promoção vocacional.