Notícias

Conheça os seminaristas da Diocese de Caxias do Sul

Na manhã do domingo, 1º de março de 2020, foi realizada a abertura do ano acadêmico dos Seminários

Seminaristas da Filosofia e da Teologia com os padres e o bispo, dom José Gislon

A Diocese de Caxias do Sul deu abertura ao ano acadêmico dos seminaristas da Filosofia e da Teologia, na manhã do domingo, 1º de março. A atividade aconteceu no Seminário Maior São José, casa dos estudantes da Filosofia, chamada de etapa do Discipulado. O encontro contou com a presença dos pais e familiares dos seminaristas, dos padres responsáveis pela formação e do bispo, dom José Gislon.

No primeiro momento de acolhida, o reitor do Seminário São José, padre Marciano Guerra e o formador dos seminaristas, padre Gustavo Predebon, deram as boas vindas às famílias. Logo depois, dom José saudou os jovens e falou sobre o novo momento da formação de presbíteros da Diocese de Caxias do Sul.

Entre as mudanças está a nova sede da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, que passa a ser no Seminário Maior São José e não mais no Seminário Aparecida, com a acolhida da nova equipe de padres da Casa. Em 2020, a Igreja de Caxias do Sul não conta com seminaristas do Propedêutico, mas um grupo está em processo de acompanhamento para ingresso em 2021. Neste espaço também serão realizados encontros vocacionais, momentos de oração e atividades juvenis.

Dom José anunciou ainda que os seminaristas da Teologia, também chamada etapa da Configuração, a partir de 2020 passam a residir com os jovens da Diocese de Montenegro, no Seminário São João Batista, em Viamão. Eles irão continuar seus estudos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

O ponto alto do encontro foi a Santa Missa, presidida por dom José Gilson na Capela do Seminário São José. Em sua homilia, o bispo relacionou o tempo da Quaresma à necessidade de buscar seguir Jesus mais de perto, bem como das alegrias e desafios da vida dos seminaristas.

Por fim, as famílias confraternizaram durante o almoço e seguiram com atividades de integração ao longo da tarde do domingo.

Conheça os seminaristas da Diocese de Caxias do Sul

Seminaristas da Filosofia com os padres Marciano Guerra e Gustavo Predebon

Seminaristas da Teologia com o padre Eleandro Teles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s