Artigos

Dezembro, tempo de revisar e projetar

Ao final de cada ano, temos a impressão de que aqueles onze meses anteriores foram pesados, desgastantes e cansativos. Por isso, o tempo do Advento é especial para examinar o caminho percorrido e projetar o novo ano, com o espírito do nascimento de Jesus e o início do jovem ano de 2020.

Jovem, como foi o teu 2019? Conseguiste colocar em prática os propósitos firmados na virada do ano? Alcançaste tuas metas? Essas são algumas perguntas que começamos a nos fazer agora, quando chegamos ao mês de dezembro. É o fim de um ciclo que se aproxima e o início de 366 novas oportunidades de trilhar caminhos de felicidade. No primeiro final de semana deste mês, começamos o novo Ano Litúrgico, na Igreja, com o Advento.

É nesse espírito de alegre espera do Menino Jesus que proponho que tu possas fazer uma revisão do caminho realizado até aqui. Muitas vezes, nossa preocupação está voltada em simplesmente tirar férias para viajar, mas acabamos por não conseguir parar e pensar no que aconteceu durante o ano. A impressão que temos é de que aquele período foi cansativo, desgastante e pesado, porque trabalhamos demais: algo que a sociedade consumista nos impõe.

Isso acontece ainda mais com a gente, que é jovem. Porque precisa trabalhar, acumular dinheiro para ter uma vida confortável e isso nos custa inúmeras horas a mais de estresse e incômodos. Pergunto: será que algum CNPJ vale a tua saúde física e emocional? Eu mesmo, em tempos de TCC, outras disciplinas na universidade e dois empregos, além da missão na Igreja, tive uma crise de cansaço, que me fez parar e ficar de molho.

Jesus vem vindo aí e algo que chama atenção: quando nasce, Ele se torna o centro de tudo. Os animais param e contemplam, os pastores vão visitá-lo e os magos adorá-lo. E o que isso tem a ver com parar e revisar o caminho? É somente tendo um foco, um centro, que vamos conseguir nos organizar nesse processo de parar, sentar, examinar, rezar e projetar 2020.

Dicas para revisar o caminho

Neste ano de 2019, antes de tomar a decisão que impactaria na minha vida profissional e financeira, busquei tirar um tempo para mim. Em um dos feriadões, fiz um retiro com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e pude avaliar o que aconteceu em meu caminho nos últimos três anos: trabalhei muito, corri demais, finalizei a graduação, iniciei uma pós-graduação, tive uma crise de estresse, mas nunca abandonei o meu grande sonho.

Foi a partir disso que tive a certeza de que precisava de mais tempo para mim e para me encontrar com o meu centro: Jesus Cristo. E este tempo de preparação ao Natal é especial para que eu faça meus projetos para 2020. Mas eu chamo atenção para algumas considerações: não pensa somente na tua vida profissional, não pensa apenas em trabalhar ou em crescer no teu posto de trabalho, pois isso certamente te fará cansar muito e pode te obrigar a prejudicar outras pessoas. Não esquece: ser gente é o mais importante.

Se tu puderes, tira um dia para parar, sentar embaixo de uma árvore, pega a tua Bíblia e faz o caminho de revisão do teu ano. Proponho que tu leias o texto do Evangelho de Lucas 21, 29-33. Jesus diz que passarão o céu e a terra, mas as suas palavras não passarão. Esta afirmação solene não se refere somente à destruição de Jerusalém, mas também ao fim do mundo. Nessas palavras, Jesus confirma o poder de seus ensinamentos e suas profecias em relação ao fim do mundo. O mundo e as coisas caminham para uma verdadeira primavera. Diante disso, faz a tua revisão e procura colocar tudo isso numa oração centrada na pessoa de Jesus.

Por fim, que teus projetos para 2020 sejam feitos também baseados na Palavra de Deus. Usa o texto de Mateus, no capítulo 5, versículos 1 a 12. São as Bem-Aventuranças, o que nos ajudará a buscar metas mais humanizadas e menos competitivas. Ele caminha conosco e quer ser o centro da nossa vida, para que o nosso ano não pareça desgastante, pesado e cansativo. E se assim parecer, busca Ele na oração e, principalmente, na Eucaristia. Se puder, vá à Missa no Natal e no Ano-Novo.

Retrospectiva 2019

Aaah, e para deixar a todos e todas que leem essa reflexão sobre a importância de revisar o caminho confiantes, finalizo a história que comecei logo acima. Sim, depois de revisitar meu projeto de vida, tomei a decisão e resolvi apostar no meu sonho: uma agência de comunicação católica, que tem por missão atender a paróquias e comunidades e ajudá-las a se comunicar melhor tanto com o seu público internamente, com as pastorais e serviços, quanto com a sociedade. Foi uma decisão pensada, rezada e que está me fazendo muito feliz.

Nos diz o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Chritus Vivit: “Cristo vive, está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará a teu lado para te devolver a força e a esperança

Feliz Natal, com o Menino Jesus e feliz 2020, de muitas realizações e projetos de humanização.

Artigo de Felipe Padilha, jornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s