Sem categoria

Diocese de Caxias do Sul ganha novo diácono

Dervile Ricieri Tenutti recebeu o primeiro grau da Ordem em celebração presidida por dom José Gislon, bispo diocesano, em Cambará do Sul

A diocese de Caxias do Sul ganhou um novo diácono. Dervile Ricieri Tenutti recebeu o primeiro grau do Sacramento da Ordem em celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom José Gislon, na tarde deste domingo, 29 de setembro, na Paróquia São José, de Cambará do Sul. O diaconato é o último passo antes da ordenação sacerdotal. Ao final da missa, ele recebeu a nomeação para continuar exercendo sua missão junto ao povo de Cambará do Sul, onde realizou estágio pastoral.

Dervile é catarinense, natural de Jaborá e nasceu em 15 de dezembro de 1977. Ele cursou Filosofia nos anos de 1997 a 1999 em Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná, na época em que estava no processo formativo dos Frades Menores Capuchinhos da província São Lourenço de Brindes (Santa Catarina, Paraná e Paraguai). Depois, no processo de discernimento vocacional, se mudou para Caxias do Sul passou a trabalhar no setor metalmecânico e residir na comunidade Nossa Senhora das Dores, que pertence à Paróquia Santa Fé.

Ao sentir novamente o chamado vocacional, Dervile realizou acompanhamento vocacional e, em 2014 realizou experiência pastoral e de discernimento na paróquia de São Francisco de Paula e ingressou como seminarista da diocese de Caxias do Sul. No ano seguinte, passou a cursar Teologia na PUCRS, concluída em 2018, e residir no Seminário Maior São Lucas, em Porto Alegre. Aos 41 anos, ele escolheu como lema para o diaconato um versículo do livro de Jeremias: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20, 7).

De acordo com Dervile, o maior sentimento é o de gratidão a tantas pessoas que ajudaram no caminho do discernimento vocacional. “Muito obrigado a todos que rezaram por mim, a todos os que me ajudaram a chegar até aqui. Obrigado ao povo de Cambará do Sul, que trabalhou de forma incansável para que essa ordenação acontecesse”, salientou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s