Notícias

Seminarista Dervile Tenutti será ordenado diácono no dia 29 de setembro

Aos 41 anos, ele receberá o primeiro grau da Ordem em missa na Paróquia de Cambará do Sul

A diocese de Caxias do Sul terá um novo diácono. No domingo, 29 de setembro, o seminarista Dervile Ricieri Tenutti irá receber o primeiro grau do Sacramento da Ordem. O diaconato é o último passo antes da ordenação sacerdotal. A celebração eucarística de ordenação diaconal está marcada para às 15h30, na paróquia São José, da cidade de Cambará do Sul e será presidida pelo bispo diocesano, dom José Gislon.

Dervile é catarinense, natural de Jaborá e nasceu em 15 de dezembro de 1977. Ele cursou Filosofia nos anos de 1997 a 1999 em Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná, na época em que estava no processo formativo dos Frades Menores Capuchinhos da província São Lourenço de Brindes (Santa Catarina, Paraná e Paraguai). Depois, no processo de discernimento vocacional, se mudou para Caxias do Sul passou a trabalhar no setor metalmecânico e residir na comunidade Nossa Senhora das Dores, que pertence à Paróquia Santa Fé.

Ao sentir novamente o chamado vocacional, Dervile realizou acompanhamento vocacional e, em 2014 realizou experiência pastoral e de discernimento na paróquia de São Francisco de Paula e ingressou como seminarista da diocese de Caxias do Sul. No ano seguinte, passou a cursar Teologia na PUCRS, concluída em 2018, e residir no Seminário Maior São Lucas, em Porto Alegre. Aos 41 anos, ele escolheu como lema para o diaconato um versículo do livro de Jeremias: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20, 7).

De acordo com Dervile, o maior sentimento é o de gratidão a tantas pessoas que ajudaram no caminho do discernimento vocacional. “Estou muito feliz, feliz porque muita gente passou pelo meu caminho. A ordenação diaconal é mais um trecho desse caminho para me configurar a Jesus que é sacerdote, mas antes de tudo é aquele que serve, que ajuda. O diácono é aquele que está pronto para o serviço, para a caridade”, salienta.

Está prevista a realização de uma série de atividades e visitas às escolas, grupos de catequese e à comunidade de Cambará, em preparação a esse momento. Para isso, há o envolvimento da Pastoral Vocacional da diocese, bem como de religiosos e religiosas que atuam nas cidades da região.

A paróquia Santa Fé e a Catedral diocesana estão organizando transportes para participar da missa de ordenação de Dervile. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelos fones (54) 3221-1974, com Rosane na paróquia Santa Fé, ou (54) 3221-2564, na secretaria da Catedral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s