Queremos que esses filmes te ajudem no caminho do discernimento vocacional. E aí, topa?
Sim! Existem filmes que podem lhe ajudar no processo de discernimento vocacional. Como e por quê? Assista e você descobrirá por si mesmo. O que podemos adiantar é que, cada um a seu modo, tem uma capacidade de tocar os corações. Uma cena, uma imagem, a fala de um personagem – tudo isso pode ser aquele sinal que você busca da parte de Deus para orientar sua vocação. Basta abrir seu coração e estar atento. Vamos à lista?!
1 – Pescadores de Homens (2009)
Filme da Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América sobre o sentido da vocação sacerdotal no contexto atual.
2 – 14 Estações de Maria
Maria é uma menina de 14 anos de uma família católica. Preocupada em agradar a todos, ela se vê em meio ao fogo cruzado: como conciliar seus sentimentos pelo colega de classe com seus votos de pureza em nome de Deus? É com a Via Crucis de Jesus pelo caminho do Calvário, que a personagem aprende. Ela acredita que precisa acompanhar Jesus por esse caminho para alcançar o céu.
3 – Inácio de Loyola: Soldado – Pecador – Santo
O roteiro conta a história de Inácio de Loyola. É um drama histórico que tem início em Pamplona, Espanha, em 1521, quando o capitão Loyola, a serviço do vice-rei Navarro, assume o comando de um exército de 300 soldados na batalha de Pamplona, contra 12 mil soldados do exército francês. Derrotado e ferido em combate, Inácio é obrigado a ficar por meses em recuperação e, para preencher seu tempo, passa a dedicar-se à leitura da vida de Jesus e dos santos. A partir de então, toma a maior decisão de sua vida: colocá-la a serviço de Deus, com as armas da fé, da humildade e da prática de exercícios espirituais.
4 – Despertar para sonhar – o chamado que Deus faz a cada um
É um filme católico produzido pelo grupo Paulinas. No enredo, três jovens, Renato, João e Lucimara têm um sonho em comum: transformar a realidade do local onde vivem. Com origens e trajetórias diferentes, eles vão descobrindo o sentido da vida, o chamado que Deus faz a cada um. No processo de discernimento vocacional, que ocorre no dia a dia, compreendem que a resposta ao projeto divino é pessoal, mas a razão está no serviço a Deus e ao outro, em ser protagonistas na história.
5 – Paulo, apóstolo de Cristo (2018)
Paulo é conhecido como um dos perseguidores de cristãos mais cruel de seu tempo. Tudo muda quando ele tem um encontro com o próprio Jesus e, a partir desse momento, o jovem se torna um dos apóstolos mais influentes do cristianismo.