Testemunhos Vocacionais

“Assume corajosamente o que Deus deseja de ti”, incentiva irmã Eliete Dal Molin

Gosto muito de estar a serviço da vida na educação, procuro ser uma mediadora do conhecimento regado com os princípios cristãos e o amor à vida que é um presente de Deus.

Olá meu nome é Eliete Dal Molin, sou religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Chambery. Natural de Nova Roma do Sul. Hoje moro em Caxias do Sul e desenvolvo minha missão como professora de Ciências e Religião. Tenho 36 anos e sinto-me feliz pelo chamado de Deus a viver essa vocação e essa profissão.

Na minha adolescência conheci o grupo vocacional da diocese em uma visita que fizeram a escola que estudava. Eles organizaram um bate papo vocações sobre a importância de que todas as pessoas precisam discernir e escolher uma vocação. Os questionamentos, feitos pela equipe, chamaram minha atenção! Procurei uma das religiosas que fazia parte da equipe e partilhei meu desejo em descobrir minha vocação.

Outras meninas também sentiram o mesmo despertar. Organizamos um grupo e começamos a participar dos encontros vocacionais que nos ajudaram a identificar a vocação que Deus nos chamou e chama a viver. Identifiquei-me com o carisma e a espiritualidade da congregação e fiz a opção de seguir e conhecer a vocação a vida religiosa. Minhas amigas optaram em seguir a vocação do matrimonio. Os encontros vocacionais foram muito bons e ajudaram nessa opção.

Em 1998 saí de casa e fui morar com as irmãs de São José e um grupo de meninas que desejavam conhecer e seguir a vocação a vida religiosa. Fizemos um processo de conhecimento, amadurecimento e vivencias dos valores cristão. Tempo rico de oração, estudos e convivência em vista da missão que fomos chamadas.

No ano de 2005 fiz minha consagração religiosa para seguir na radicalidade o Mestre Jesus e seus apelos. Para ajudar nesse processo de confirmação de minha opção tive a oportunidade de estar e atuar na missão em diferentes realidades com: Porto Alegre, Garibaldi, Assentamento Itamaraty (MS), Pelotas e Tanzânia (África). Essas oportunidades me ajudaram a concretizar e amar cada vez mais a missão que me sinto chamada.

Paralelamente ao amadurecimento e discernimento vocacional tive a oportunidade de seguir os estudos acadêmicos. Graduei-me em Ciências Biológicas (licenciatura). Sou apaixonada pelo conhecimento, desenvolvimento e cuidado da vida, por isso, vivo minha missão como professora. Sinto-me realizada em partilhar o que fui aprendendo com as oportunidades que me foram oferecidas. Gosto muito de estar a serviço da vida na educação, procuro ser uma mediadora do conhecimento regado com os princípios cristãos e o amor à vida que é um presente de Deus.


Agradeço pelo espaço de partilhar um pouco da minha caminhada vocaciona e desejo que possamos sempre crescer na escuta da vontade de Deus para nossa vida e missão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s